"Omotenashi" ou, em português, "hospitalidade" é o luxo com o qual a
japonesa Lexus quer atrair o consumidor brasileiro, já "acostumado" com
marcas como Mercedes-Benz, Audi e BMW. A divisão de luxo da Toyota,
criada em 1989 com o objetivo de "produzir o melhor carro já feito",
chega só agora ao Brasil, com o lançamento de quatro modelos a partir de
junho: o sedã LS460, o sedã esportivo IS300, o utilitário esportivo
RX350 e o sedã ES350 (chega apenas em novembro).
Confira os preços:
IS300: R$ 218.500
RX350: R$ 298.000
LS460 L: R$ 615.000
*O preço do ES350 só será revelado em novembro.
Embora o esprtivo LFA tenha o destaque do centro da lojam o modelo não
será vendido oficialmente no Brasil. No entanto, se algum cliente se
interessar, poderá negociar a compra. Apenas 500 unidade do LFA serão
fabricadas, já que a produção se encerrá este ano.
E a tal da hospitalidade vai da concessionária ao carro em si. Quem
passar pela loja localizada na avenida da Nações Unidas, na Zona Sul de
São Paulo, verá um prédio que mais parece uma galeria de arte, com
manobrista na frente e recepcionistas recebendo os clientes. Lavagem
gratuita do carro também está entre os mimos. Já os veículos da marca
oferecem até bancos com "shiatsu", a milenar massagem terapêutica
japonesa.
"Nossos carros são uma obra de arte", argumenta o diretor comercial da
Lexus no Brasil, Frank Gundlach. Segundo ele, o local da primeira loja
da marca no país foi escolhido porque se trata do novo pólo de luxo da
cidade que representa 35% das vendas de automóveis luxuosos no Brasil.
E por que apenas em 2012 a marca é lançada no Brasil? De acordo com o
vice-presidente da Toyota Mercosul e da Lexus do Brasil, Luiz Carlos
Andrade Jr., somente a partir de 2009 o mercado de luxo do Brasil se
tornou expressivo. "Hoje o Brasil é a sexta maior e economia do mundo e
tem o sexto maior mercado de luxo, atrás somente de China, Japão, EUA,
França e Rússia", afirma. "De 2008 a 2011, o segmento de carros de luxo
no Brasil cresceu 258%, de 12 mil para 44 mil unidades", completa.
De forma geral, o segmento de luxo no Brasil movimentava US$ 9 bilhões
em 2009. Neste ano, a previsão é de o consumo de produtos de luxo chegar
a US$ 12 bilhões.
O desafio falou mais alto, assim como o preço ficou maior também. De
acordo com Andrade todo o aumento do Imposto sobre Produtos Importados
(IPI) foi repassado. "O mercado de luxo não vai desacelerar por causa
disso", afirma o vice-presidente.
A Lexus não fala na quantidade de veículos que pretende vender, mas
espera ter 10% de cada segmento que seus modelos fazem parte. Ela espera
a reação do público para projetar os futuros lançamentos e onde serão
abertas as próximas concessionárias. Afinal, é uma marca nova para o
público brasileiro.
"O cliente de carros alemães não tem o hábito de ir a concessionária,
ele manda o motorista. Mas resolvemos investir no conceito de ter uma
casa para receber os nossos clientes e apresentar a marca", ressalta
Andrade.
Fonte: Auto Esporte
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